Cinco momentos marcantes da carreira de Glória Maria e sua contribuição para o jornalismo brasileiro

Letícia Almansa Klusener

Cinco momentos marcantes da carreira de Glória Maria e sua contribuição para o jornalismo brasileiro
Faleceu na manhã desta quinta-feira (2), a jornalista brasileira Glória Maria no Rio de Janeiro. Em 2019, a jornalista foi diagnosticada com câncer e estava afastada do Globo Repórter há mais de três meses. Glória foi pioneira inúmeras vezes durante a sua carreira. Com reportagens históricas, protagonizou cenas memoráveis em mais de 100 países que percorreu a trabalho, além de ter realizado a primeira a entrada ao vivo no Jornal Nacional. O Diário separou cinco momentos marcantes da trajetória marcante de Glória Maria, confira abaixo. 

A estreia e o início de carreira

Glória Maria iniciou sua trajetória como repórter em 1971 pela Rede Globo. Na ocasião, cobriu o desabamento do Elevado Paulo de Frontin no Rio de Janeiro, em que deixou 29 mortos e 18 feridos, soterrando 22 carros, um caminhão, um ônibus e dezenas de pessoas. Além de ser a primeira repórter a entrar ao vivo na primeira matéria a cores do Jornal Nacional, em 1977, também realizou a primeira transmissão em HD da televisão brasileira em 2007. A reportagem era sobre a festa do pequi, fruta amarela adorada pelos índios Kamaiurás, e foi exibida no Fantástico. 

Matérias com ícones internacionais

Glória Maria cobriu muitos momentos históricos. Em 1984, durante uma cobertura esportiva das Olimpíadas em Los Angeles, conversou com o velocista e campeão mundial de 100 metros rasos Carl Lewis. Durante a ocasião, conseguiu com exclusividade o juramento que o atleta fez durante os Jogos Olímpicos após a conquista. 

A jornalista também esteve com o jamaicano Usain Bolt antes das Olimpíadas de 2016 e em suas redes sociais não escondeu a alegria em ter o entrevistado. 

View this post on Instagram A post shared by Gloria Maria (@gloriamariareal)

Em 1985, a jornalista entrevistou Freddie Mercury no Rock in Rio, vocalista da banda Queen. Mick Jagger, Elton John e Madonna são outros artistas que já foram entrevistados pela comunicadora.

Bate-papo com Michael Jackson

Foto: reprodução

No Brasil para gravação do clipe da música They Don’t Care About Us no morro da Dona Marta, no Rio de Janeiro, e no Pelourinho, em Salvador, o ídolo Michael Jackson não concedeu entrevistas, mas Glória Maria conseguiu que o artista mandasse um recado aos admiradores brasileiros. 

A icônica viagem a Jamaica

Durante o ano de 2016, a comunicadora visitou a Jamaica para a produção de uma reportagem para o Globo Repórter. A ideia da gravação foi mostrar as tradições e a cultura do país, assim como as outras tantas produções da jornalista. Durante a visita, Glória recebeu o convite para participar de um ritual da tribo rastafari, do qual deveria fumar a “ganja sagrada” em um cachimbo. Na época, o episódio viralizou na internet. 

Tava lembrando de uma das lembranças mais engraçadas que eu tenho da Glória Maria e a vez que ela foi para Jamaica está no topo da minha lista 🤣Assisti essa reportagem na televisão junto com minha mãe e foi uma noite em que rimos muito Glória será eternamente gloriosa! pic.twitter.com/hVnYteFoNv— Bryanna Nasck (@BryannaNasck) February 2, 2023

O salto em Macau

Em 2017, em Macau, na China, a jornalista saltou do maior bungee jump do mundo, o que equivale a um prédio de 78 andares. São 233 metros de altura, o equivalente a um prédio de 78 andares.

#em2017teve a Glória Maria pulando do maior bungee jump do mundo pic.twitter.com/gnZB7TXFZf— Joy no sou daqui (@JuninhoClemente) December 29, 2017

Glória Maria, jornalista e ícone da TV, morre aos 73 anos

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Após não conseguir reeleição, Riesgo vira chefe de gabinete e sonha em prefeitura para 2024 Anterior

Após não conseguir reeleição, Riesgo vira chefe de gabinete e sonha em prefeitura para 2024

Incentive o Viva Ubuntu 2023 Próximo

Incentive o Viva Ubuntu 2023

Geral